sexta-feira, 14 de abril de 2017

Lei Brasileira de Inclusão - Lei 13.146 de 2015 - Veja alguns avanços -

Olá amigos,

Vamos falar da Lei Brasileira de Inclusão, lei 13.146 de 2015.

Veja texto do Senado Federal:

Janeiro de 2016 marca o início de um novo olhar sobre os 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência. Entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), também chamada de Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que afirmou a autonomia e a capacidade desses cidadãos para exercerem atos da vida civil em condições de igualdade com as demais pessoas. Agora começa também a batalha para tornar realidade o rol de direitos garantidos pela nova lei.
A semente da LBI foi lançada no Congresso Nacional, 15 anos atrás, pelo então deputado federal Paulo Paim (PT-RS). Ao chegar ao Senado, ele reapresentou a proposta, que acabou resultando na Lei 13.146/2015. A tramitação na Câmara possibilitou à relatora, deputada federal Mara Gabrilli (PSDB-SP), ajustar o texto original às demandas dos movimentos sociais e aos termos da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto Legislativo 186/2008), que recomendava a eliminação de qualquer dispositivo que associasse deficiência com incapacidade.
— A LBI foi um grande avanço. Agora, entramos em um período de ajustes. O ideal é criar uma cultura de inclusão e derrubar barreiras que ainda existem. Ao se exercer os direitos previstos na lei, devem surgir casos de punição por discriminação e isso vai ter um efeito cultural e pedagógico positivo — comentou o consultor legislativo da área de Cidadania e Direitos Humanos do Senado, Felipe Basile.
As inovações trazidas pela nova lei alcançaram, entre outras, as áreas de saúde, educação, trabalho, assistência social, esporte, previdência e transporte. A seguir, destacam-se alguns dos avanços fundamentais para a conquista da autonomia na causa da deficiência.
Capacidade civilGarantiu às pessoas com deficiência o direito de casar ou constituir união estável e exercer direitos sexuais e reprodutivos em igualdade de condições com as demais pessoas. Também lhes foi aberta a possibilidade de aderir ao processo de tomada de decisão apoiada (auxílio de pessoas de sua confiança em decisões sobre atos da vida civil), restringindo-se a designação de um curador a atos relacionados a direitos de ordem patrimonial ou negocial.
Inclusão escolarAssegurou a oferta de sistema educacional inclusivo em todos os níveis e modalidades de ensino. Estabeleceu ainda a adoção de um projeto pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, com fornecimento de profissionais de apoio. Proíbe as escolas particulares de cobrarem valores adicionais por esses serviços.
Auxílio-inclusãoCriou benefício assistencial para a pessoa com deficiência moderada ou grave que ingresse no mercado de trabalho em atividade que a enquadre como segurada obrigatória do Regime Geral de Previdência Social.
Discriminação, abandono e exclusãoEstabeleceu pena de um a três anos de reclusão, mais multa, para quem prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou exercício de direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.
Atendimento prioritárioGarantiu prioridade na restituição do Imposto de Renda aos contribuintes com deficiência ou com dependentes nesta condição e no atendimento por serviços de proteção e socorro.
Administração públicaincluiu o desrespeito às normas de acessibilidade como causa de improbidade administrativa e criou o Cadastro Nacional de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Cadastro-Inclusão), registro público eletrônico que irá reunir dados de identificação e socioeconômicos da pessoa com deficiência.
EsporteAumentou o percentual de arrecadação das loterias federais destinado ao esporte. Com isso, os recursos para financiar o esporte paralímpico deverão ser ampliados em mais de três vezes.



Em breve, vamos colocar a lei 13.146, de 2015, na íntegra, e comentar mais alguns artigos. Lembrando, que a lei entrou em vigor em janeiro de 2016.




quinta-feira, 6 de abril de 2017

Principais símbolos da acessibilidade - Cresce o número de estabelecimentos com esse símbolo - mais acessibilidade - -

olá amigos,

Vamos divulgar os principais símbolos da acessibilidade.

É bom, a cada dia, mais locais tem esse símbolo. Mais acesso aos cadeirantes.

Veja:

Resultado de imagem para SIMBOLO ACESSIBILIDADE
símbolo de acessibilidade

Resultado de imagem para SIMBOLO ACESSIBILIDADE
símbolo modernizado

Resultado de imagem para SIMBOLO ACESSIBILIDADE
novo símbolo criado pela ONU

Imagem relacionada
fiquem de olho

Resultado de imagem para SIMBOLO deficiente estacionamento
estacionamento

Resultado de imagem para SIMBOLO deficiente estacionamento
outro de estacionamento

Resultado de imagem para SIMBOLO deficiente estacionamento
vaga demarcada

Resultado de imagem para SIMBOLO deficiente estacionamento
símbolo



quarta-feira, 5 de abril de 2017

Presidente eleito do Equador é Cadeirante - ficou deficiente ao levar tiros em assalto em Quito

olá amigos,

Acaba de ser eleito o novo presidente do Equador.

Ele é Cadeirante.

veja matéria do R7.com

Cadeirante e de perfil conciliador: quem é Lenín Moreno, o novo presidente do Equador

Candidato venceu o adversário de centro-direita com pouco mais de 51% dos votos.
Apesar de ser o herdeiro político de Rafael Correa, o presidente eleito do Equador, Lenín Moreno, de 64 anos, tem trajetória e perfil bem diferentes do antecessor que governou o país sul-americano por dez anos.
Com pouco mais de 51% dos votos, o candidato do Alianza País derrotou o candidato do Creando Oportunidades (CREO), de centro-direita. A vitória de Moreno foi anunciada oficialmente nesta quarta-feira pelo Conselho Eleitoral equatoriano.
Além do resultado apertado, a eleição foi marcada por denúncias de fraude eleitoral. A disputa acirrada provocou a polarização do eleitorado e enfrentar essa divisão será o primeiro obstáculo a ser superado pelo novo presidente do Equador.
Formado em administração pública, ex-professor e pai de três filhas, Moreno, de 64 anos, fez campanha buscando um perfil mais conciliador que Correa, de quem foi vice até 2013. "Comigo dá para dialogar", disse reiteradas vezes durante a eleição.
Durante a campanha, contou com forte apoio de Correa, que pediu votos para Moreno. Subia sempre ao palanque com um lenço verde nos ombros (a cor de sua campanha) e a bordo da cadeira de rodas que foi obrigado a adotar há quase 20 anos.
Resultado de imagem para simbolo do deficiente
Cadeirante
Em 1998, Moreno, cujo primeiro nome foi uma homenagem do pai ao icônico líder russo, Vladimir Lenin, levou um tiro nas costas durante um assalto. Perdeu a mobilidade das pernas e se tornou em um ativista de direitos de pessoas com deficiência, criando uma fundação beneficente, publicando livros e realizando palestras sobre o assunto. Ele é, de acordo com vários meios de comunicação, o único chefe de Estado cadeirante no mundo atualmente.
Moreno nasceu na Amazônia equatoriana e é de família de origem humilde. Foi para a capital, Quito, ainda adolescente, cursar administração. Chegou a montar uma empresa de turismo, depois de se formar. Sua carreira política começou quando passou a lutar pelos direitos para deficientes, sua principal bandeira.
O então vice deixou o governo em maio de 2013, após ser nomeado enviado especial das Nações Unidas para a Deficiência e a Acessibilidade, mudando-se para Genebra. Morou lá até o ano passado, quando retornou ao Equador com a missão de dar longevidade ao legado político de Correa, uma tarefa que, segundo analistas, não será fácil, entre outras razões, por causa do estilo personalista do antecessor.

Boa sorte Lenin Moreno !!!!!!!!!!!!!!

Lançando o Instituto Tonello - Apoio ao Deficiente - Deficientes Eficientes

olá amigos,

Estamos criando o Instituto Tonello de apoio ao deficiente.

Vamos elencar boas histórias de e para deficientes.

Logo,  vamos montar uma sede física em Cuiabá (MT). Também, criaremos um logotipo para o Instituto.

Novas idéias são sempre bem vindas!!!!!!!!!!

Os sonhos são muitos. Vamos informando nossos passos.
Resultado de imagem para simbolo do deficiente

símbolo do deficiente.


O mundo é nossa casa!!!!